Redação

10/03/2020 - 3 minutos de leitura.

Toyota registra novo SUV compacto Raize no Brasil

Raize nacional deverá ser lançado no Brasil em 2021 com algumas mudanças em relação ao japonês

raize
Parachoque registrado no Brasil é igual a de modelo japonês Crédito: Toyota/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Toyota fez os primeiros registros de seu novo SUV compacto no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O Raize é derivado do Daihatsu Rocky, da marca controlada pela Toyota. Ele deverá vir ao Brasil para finalmente colocar a marca no segmento de SUVs compactos. O carro é aguardado para 2021.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

As imagens mostradas pelo Instituto revelam o para-choque dianteiro e farol do modelo. O nacional deverá ser ligeiramente maior que o Raize japonês. Mas as patentes mostradas revelam uma dianteira igual à do SUV mostrado no Japão. Já a imagem do farol, também igual ao do Raize, exibe uma unidade com LEDs.

O jipinho japonês foi apresentado com um motor 1.0 turbo de 98 cv e câmbio CVT. Por aqui, deverá ter motores mais potentes, vindos do Corolla. O 2.0 de 177 cv e, provavelmente, o conjunto híbrido com motor 1.8 acoplado a um elétrico. A transmissão deverá ser a mesma CVT do sedã. O modelo japonês usa outro CVT com engrenagens, semelhante ao do Lexus UX.

Raize tem plataforma moderna

A plataforma é uma derivação da TNGA usada pelos Toyota mais recentes. O modelo japonês tem apenas 3,99 metros de comprimento e 2,52 de entre-eixos. Essas medidas poderão mudar no modelo nacional, num arranjo parecido com o que a Volkswagen fez ao nacionalizar o T-Cross. O modelo brasileiro é maior que o europeu, ainda que mantenha desenho praticamente igual.

O Raize é mais simples do que o C-HR vendido no mercado europeu. A maior diferença está no desenho, bem mais convencional que o do SUV vendido na Europa. O modelo chegou a ser especulado para o Brasil, mas nunca foi produzido ou importado para cá.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais