Redação

03/06/2020 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 02/06/2020 | 22:40

Mercedes-Benz pode encerrar parceria com Renault-Nissan

Grupos criaram projetos em conjunto, mas parceria pode ter perdido força após problemas na Aliança

parceria
Picape Classe X foi projeto conjunto entre Daimler e Nissan Crédito: Mercedes-Benz/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Ao que tudo indica, a parceria entre a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e a Daimler pode não ter um futuro muito promissor. A fabricante alemã, controladora da Mercedes-Benz, trabalhava com o grupo franco-japonês desde 2010, mas a relação parece ter perdido força nos últimos meses.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

As empresas se uniram inicialmente no projeto que originou a nova geração dos Smart e o atual Twingo. Depois, a Mercedes-Benz criou o furgão Citan, com base no Renault Kangoo. A Mercedes também criou sua primeira picape média, a Classe X, junto com a Nissan. O projeto não foi adiante e o modelo será descontinuado.

Com isso, a fabricante alemã parece ter perdido o interesse em manter as parcerias. Ainda assim, a Renault ainda parece tentar “reatar a relaçãi” com a Daimler. Em entrevista ao portal Autonews Europe, um dos chefões da Renault, Jean-Dominique Senard, afirmou que a relação das empresas continua rentável.

Parceria tem novos rumos

O problema é que a Mercedes se juntou à BMW para desenvolver seus sistemas de condução autônoma, desfiando o foco da alemã. Além disso, a Daimler vendeu metade da Smart para a chinesa Geely. A Smart era uma das principais conexões entre Daimler e Renault-Nissan.

Embora os dois grupos em parceria não tenham criado mais produtos em comum, modelos como os Classe A e CLA usam motores Renault em suas versões de entrada. Os atuais Smart ainda são projetos predominantemente franceses. No entanto, estão em fim de ciclo de vida e deverãos ser substituídos nos próximos anos. E certamente por projetos em comum com a Geely.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais