Redação

05/05/2020 - 3 minutos de leitura.

Índia não teve nenhum carro novo vendido em abril

País está em ‘lockdown’, com apenas serviços essenciais autorizados a funcionar. Índia vende cerca de 250 mil carros por mês

índia
Fábricas indianas estão paradas por lockdown Crédito: Reuters
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O mês de abril representou um marco histórico na indústria automotiva da Índia. O país encerou o mês sem vender nenhum carro novo. O país está em “lockdown”, com a circulação restrita e todas as fábricas e concessionárias de carros fechadas. Os únicos veículos vendidos foram algumas unidades de tratores, permitidas por serem consideradas essenciais para a agricultura.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Além dos tratores, algumas centenas de unidades foram exportadas após a reabertura do porto de Mundra, na região noroeste do país. As autoridades locais informaram que mesmo após a reabertura do mercado, os números habituais deverão demorar para voltar. Em abril de 2019, a Índia vendeu cerca de 247 mil carros de passeio e 1,6 milhão de motocicletas.

Em entrevista ao portal indiano Business Today, o vice-presidente da Toyota indiana, Naveen Soni, afirma que “a crise da covid-19 exacerbou as pressões na indústria automotiva, mas os desafios agora são multidimensionais. O lockdown foi absolutamente necessário para garantir a segurança e a saúde da população, mas o efeito inevitável foi o severo impacto na economia”.

Queda também no Brasil

No Brasil, as vendas caíram 76% em abril, chegando a 51 mil unidades emplacadas no mês passado. Por aqui, o País ainda não enfrenta um fechamento completo, por enquanto implementado apenas no Maranhão. Mas as medidas de isolamento social e restrição à circulação também fizeram muitas fábricas e concessionárias fecharem durante março e abril.

No acumulado do ano, a queda no Brasil chega a 27,13%, com 583.905 automóveis e comerciais leves vendidos. Em 2019, o número chegou a 801.280 unidades entre janeiro e abril.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais