Redação

15/11/2019 - 4 minutos de leitura.

Ford e GM perdem clientes após fim de Focus e Cruze nos EUA

Clientes antigos de Ford e Chevrolet vêm trocando de marca ao substituírem seus Focus e Cruze. Honda e Toyota têm alta nas vendas de Civic e Corolla

focus
Focus saiu de linha também no Brasil Crédito: Nilton Fukuda/Estadão
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Ford e Chevrolet vêm perdendo clientes após encerrarem a produção de Focus e Cruze, respectivamente, nos Estados Unidos. A lealdade de seus compradores caiu de 40% para 33% na Ford e de 57% para 45% na GM. Os números se referem a quantos compradores de Focus e Cruze pretendem continuar na marca ao trocarem seus carros.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A pesquisa foi feita pelo portal Edmunds.com e também mostrou que quem vem ganhando com isso são justamente as rivais Honda e Toyota. Os donos de Focus e Cruze vêm trocando seus carros por Civic e Corolla.

As marcas esperavam que os compradores dos hatches e sedãs médios migrassem totalmente para os SUVs das respectivas marcas. Isso até aconteceu, já que as vendas dos Chevrolet Equinox e Trax, e dos Ford Escape e EcoSport também subiram.

No entanto, os compradores que buscam carros novos mais acessíveis acabam perdendo. A tabela do Equinox mais barato nos EUA é US$ 6 mil maior do que a do Cruze. Um Escape custa mais de US$ 7 mil a mais do que o Focus custava por lá. Essa diferença é boa para as montadoras, que ganham mais dinheiro por veículo vendido. Mas fará os compradores se endividarem mais na troca de carro.

O estudo também prevê que mesmo quem está migrando para os SUVs também têm deixado Ford e Gm para trás. Honda, Toyota e Kia vêm ganhando mais clientes e vendo mais Focus e Cruze em seus pátios de usados.

Focus fora de linha

A Ford encerrou a produção do Focus nos Estados Unidos para fortalecer seu portfólio de picapes e SUVs por lá. A marca não possui mais nenhum carro de passeio à venda, já que além do Focus, Fiesta e Taurus também foram descontinuados. Por enquanto, o Fusion é o único sedã disponível, mas o modelo também deverá sair de linha em 2020.

O Focus também saiu de linha no Brasil após o fim da produção na Argentina. O modelo ganhou uma nova geração na Europa, maior e mais moderna, mas que não deverá chegar ao País. Nem aos Estados Unidos.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT