Redação

08/01/2019 - 3 minutos de leitura.

Elon Musk inicia construção de fábrica da Tesla na China

Nova fábrica da Tesla será primeira unidade chinesa totalmente controlada por empresa estrangeira; capacidade será de 500 mil carros por ano

tesla
Fábrica deverá ficar pronta ainda em 2019 Crédito: Foto: STR/AFP/Getty Images
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O CEO da Tesla, Elon Musk, inaugurou as obras da primeira fábrica da marca fora dos Estados Unidos. A unidade ficará na China e também será a primeira planta a ser totalmente comandada por uma empresa estrangeira. Até então, para produzir no país, todas as fabricantes precisavam se unir a alguma empresa local.

A nova “Gigafactory” deverá ficar pronta no fim do ano e vai produzir os Model 3. A fábrica de Changai custará cerca de US$ 2 bilhões. Fabricar os carros lá vai ajudar a Tesla a se salvaguardar de possíveis guerras fiscais entre Estados Unidos e China, como a que vem ocorrendo no governo Trump. Recentemente, a China aumentou o imposto de importação para carros americanos para 40%, ante os 15% cobrados até então.

A China voltou atrás e baixou as tarifas, mas o clima ainda não é dos mais amenos. China e Estados Unidos voltarão a discutir o tema em março.

China continua forte

Ainda o maior mercado automotivo do mundo, a China teve a primeira queda nas vendas em 2018 após décadas de crescimento forte. No entanto, as vendas de modelos elétricos e híbridos continua boa. O governo chinês, aliás, vem incentivando as vendas de modelos deste tipo.

A Gigafactory chinesa terá capacidade para nada menos que 500 mil carros por ano, depois que estiver totalmente pronta.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Tesla Model S S