Blog do Boris Boris Feldman

01/06/2020 - 6 minutos de leitura.

Tem luz de alerta no painel que engana direitinho o motorista!

Tem luz de alerta no painel que engana direitinho o motorista!

Luz espia de freio no painel
O carro só para quando o atrito entre discos e pastilhas é bom. Quando há falha no sistema, essa luz acende no painel Crédito: Reprodução

A maioria dos motoristas não sabe interpretar as luzes de alerta do painel, nem espera aqueles segundinhos, entre ligar o carro e acionar o arranque, para perceber se algum desses alertas está com a lâmpada queimada ou desligada por mau contato.

Não sabe também que a cor do alerta tem uma mensagem embutida: azul, verde ou branca apenas indicam alguma função ativada. Amarela ou laranja requer atenção para algum problema. Vermelha? Encostar imediatamente e verificar a pane ou chamar o reboque.

Luz da bateria

Apesar de o nome, não indica problema na própria. Na verdade, ela não está sendo recarregada por alguma pane no sistema elétrico. E vai acabar arriando. Quase sempre o problema é uma pane no alternador ou rompimento da correia que o aciona.

Neste caso, além do sistema elétrico, alguns carros podem sofrer um superaquecimento no motor, pois a correia aciona também a bomba d’água. Basta pensar: como uma bateria arriada acenderia a luz de alerta se não tem carga?

Óleo

Quando a luz se acende, a maioria dos motoristas corre para conferir o nível do óleo na vareta, pois pode estar muito baixo e a bomba não ter o que puxar. Neste caso, basta completar.

Entretanto, pode ser um defeito muito mais grave e que arromba o saldo bancário: falta de pressão não por falta de óleo, mas por um excesso de folga entre partes móveis, em geral as bronzinas do eixo virabrequim. É quando se diz que o motor “fundiu”.

Mais artigos
 Não jogue dinheiro no lixo: qual combustível usar no seu carro?
detran
Volkswagen-up-frente

Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais